Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

A minha cidade na Rádio Comercial

Muito orgulhosa da minha cidade.

Obrigado à Rádio Comercial pela canção de divulgação. 

 

 

Situada no Alto Alentejo rodeada pelas Serra da Penha e Serra de São Mamede que  pela  riqueza da sua flora e fauna recebeu a classificação de Parque Natural,  é um lugar aprazível para a realização de percursos pedestres na natureza, onde  podem ser observadas águias, veados e javalis selvagens que vivem entre castanheiros e carvalhos.

De origem romana, a cidade de Portalegre apresenta bonitas casas do período Barroco e da Renascença, mas a  existência de megalitos na região mostra que esta também  terá sido povoada em tempos pré-históricos.

A nível patrimonial, o concelho de Portalegre oferece uma grande variedade de igrejas, conventos, castelos e fontes que podem visitar e das quais destaco a Sé Catedral,o Museu Municipal, a Casa-Museu José Régio, Museu da Tapeçaria Guy Fino, Museu Robinson, Convento de Santa Clara, entre outros que podem consultar aqui e aqui 

 

Podem também  disfutar da sombra da  emblemática "árvore de Portalegre" - o Plátano do Rossio com os seus respeitáveis 180 anos que obteve o 2ºlugar no concurso no “TREE OF THE YEAR 2019” .

No distrito de Portalegre podem ainda visitar  algumas das mais bonitas vilas do país, como Marvão, situada na escarpa da Serra de São Mamede, Castelo de Vide, Crato, Alter do Chão e a cidade de Elvas.


A gastronomia do concelho é igualmente  rica e variada. Degustem a famosa açorda,  a sopa de tomate,  a sopa de feijão com couve, a alhada de cação,a  sopa de cachola e as migas (que podem ser de pão ou de batata)…

 

Quanto aos doces, imperam os de natureza conventual, os deliciosos rebuçados de ovos, o toucinho do céu, o manjar banco e a lampreia de Portalegre.

 

No âmbito da doçaria mais tradicional  deliciem-se com as boleimas (a tradicional feita apenas de massa de pão com  acuçar e canela,  e as variantes mais recentes  - boleima de maçã, boleima de noz, boleima de chila…) os bolos fintos e  as famosas amêndoas de Portalegre. ( que podem  ser adquiridas através do facebook no perfil do Restaurante Tomba Lobos).

Espero que este pequeno texto aguce a vossa curiosidade e visitem esta Linda Cidade.  

 

Nota : este texto demora cerca de 3 min a ler.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.