Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

21 de Março, 2018

Bem-vinda Primavera.

Give me 5 minutes

Depois do dia do pai assinala-se no dia 20 de março o início da primavera, estação que marca o fim dos dias frios, cinzentos e molhados que nos causam algum desconforto, sendo por isso uma data sempre muito celebrada.

Celebra-se a estação em que tudo na natureza renasce, ainda que muitas pessoas se questionem sobre a alteração da data que assinala o seu início.

Para os interessados aqui vos deixo uma breve e singela explicação sobre esta alteração.

Penso que todos saberão que o início de cada estação é definido pelo solstício e pelo equinócio, sendo o primeiro para o verão e inverno e o segundo para primavera e outono.

No caso em apreço o que nos interessa é o equinócio, palavra que provém do latim aequinoctium, que é constituída pelo radical aequi (igual) e pela palavra noctium (noite) que significa que o dia é igual à noite.

Na astronomia, o equinócio é definido como o momento em que o Sol, na sua órbita está a cruzar o equador celeste e como as datas dos equinócios variam de um ano para o outro, devido aos anos trópicos (o período entre dois equinócios de março) não terem exatamente 365 dias, isso faz com que a hora precisa do equinócio varie ao longo de um período de dezoito horas, e é por este motivo que a data é assinalada a 20 ou 21 de março.

 

Nota: Os solstícios e equinócios  são dois fenómenos que  marcam posições do movimento aparente do sol e a incidência de raios solares na superfície terrestre é  por isso que  temos sol mais ou menos intenso nas diferentes estações. 

efacb869af59504bbfc3c78d0f5b42a2.jpg

Imagem retirada do Pinterest

2 comentários

  • Soalheira qb Chic'Ana. Beijinhos e BFS
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.