Ceia de Natal no Alentejo
Faltam precisamente 11 dias para o Natal. Depois da decoração da casa, da compra das prendas, dos embrulhos, da decoração da mesa para a consoada, da escolha das músicas, só nos falta organizar a Ceia de Natal. Sendo alentejana hoje partilho aqui o que faz parte da consoada de natal dos alentejanos (de alguns pelo menos).
Sendo um jantar em que toda a família se reúne à mesa e ninguém tem pressa para sair é normalmente uma refeição reforçada.
Como prato principal e cumprindo a tradição serve-se o bacalhau acompanhado de couve portuguesa, batata, cenoura e ovo cozido. Além do bacalhau está também presente na mesa o peru assado/ recheado e algumas famílias servem ainda nesta noite ou no almoço do dia seguinte o polvo assado.
Depois da refeição seguem-se os doces... (aqueles que evitamos durante todo o ano e que nestes dias são um autêntico manjar dos deuses).
Começamos pelo arroz doce, que nada mais é do que arroz cozido em leite com açúcar um pau de canela e ovos (sendo estes 2 últimos opcionais). Depois de cozido é servido numa travessa ou em taças individuais e polvilhado com canela.
As fatias douradas ou rabanadas são outro doce também presente nesta quadra e fora dela também. Esta receita é muito fácil, e rápida de fazer, corta-se o pão em fatias, molha-se em leite, depois passam-se por ovo e fritam-se. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou podem ser regadas com mel ou qualquer outra calda doce.
Azevias outro doce que não pode faltar. As azevias são também um doce frito ou cozido e são recheadas.O recheio pode ser grão, amêndoa ou batata-doce, depende do gosto de cada um.
Com a massa das azevias pode também fazer-se uma outra sobremesa é a chamada filhós mais conhecida por coscorões. Para este doce basta estender a massa cortar em quadrados, fritar e polvilhar com açúcar.
Ainda na onda dos doces fritos temos os sonhos. Os sonhos nada mais são que uma massa que é frita e envolvida depois em açúcar e canela. Os fritos podem ser de abobora, cenoura ou outro ingrediente que se goste e que se mistura com a massa.
O que também não falta na ceia de natal no Alentejo, ainda que se enquadre mais no dia de Reis é o Bolo-Rei que se encontra à venda durante toda a quadra festiva.
Sendo um bolo comum e que exteriormente sejam todos iguais, os bolos pincelados a mel são para mim os melhores.
Finda a refeição deveríamos terminar a noite saindo de casa para queimar as calorias a mais e participar na Missa do Galo, o que raramente acontece.
A chamada roupa velha é que se almoça no dia 25 de dezembro que mais não é do que as sobras do bacalhau da ceia de natal.
Bom apetite!
Imagens retiradas do pinterest