Dia Mundial da Gratidão
Embora todos os dias devamos agradecer, hoje é o Dia Oficial para o fazer.
Como fazer perguntam vocês?
Podem fazê-lo verbalmente ou simplesmente escrever uma frase de agradecimento seja a um ente querido ou simplesmente para vocês. Peguem num caderno e no final do dia revejam o vosso dia e expressem gratidão pelo muito ou pouco que já conseguiram. Acreditem que naqueles dias em pensamos que não devíamos ter saído da cama, fazendo este exercício constatamos que afinal o dia não foi tão mau quanto isso.
Esta rotina de diariamente agradecer ajuda-nos a superar muitas das situações adversas da nossa vida. O sentirmos-nos gratos gera neurotransmissores positivos, como endorfinas ou ocitocina, vulgarmente chamados "hormônios da felicidade" sendo estes os responsáveis pela nossa sensação de bem-estar.
Quanto a mim agradeço diariamente o seguinte:
- Acordar todos os dias e ter apenas de vez em quando pequenas “maleitas” que rapidamente se curam;
- Ter uma família que me ama e que está sempre disponível para mim;
- Ter uma casa, comida e uma vida confortável;
- Ter amigos, e estes estarem sempre presentes;
- Ter um emprego;
- Ter atingido muitos dos meus objectivos/ sonhos;
- Conseguir lidar com determinadas situações e ou pessoas e ultrapassar as situações mais complicadas;
- Conseguir realizar com sucesso ou conseguir resolver uma outra situação que me preocupava;
- Valorizar apenas o que é importante e o que me acrescenta.
Estes são apenas um exemplo dos agradecimentos que diariamente faço. Experimentem fazer este exercício durante pelo menos 30 dias e irão ver que terão certamente mais situações positivas do que negativas e esta será uma tarefa importante que contribuirá para a vossa felicidade.
PS – Um pequeno truque para serem felizes, (além do exercício da gratidão diária) é muito importante que não se comparem a ninguém. Lembrem-se que somos todos pequenos diamantes e todos brilhamos de forma diferente cada um com a sua beleza e o seu encanto.