Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

Levar, Doar, Ler e Devolver...

Passeava eu no passado mês de dezembro pelas ruas em Campo de Ourique quando junto ao jardim da Parada, agora Jardim de Teófilo Braga me deparei com uma antiga cabine telefónica, daquelas bem giras parecidas com as de londres onde meio mundo tira a foto tradicional.

A cabine, identificada com o logotipo da PT é  exteriormente igual a tantas outras, pintada de vermelho vivo e com uma imagem muito apelativa que convida a entrar. No entanto e apesar de no topo da cabine se ler “cabine de leitura” nunca imaginei que no lugar onde supostamente deveria estar um  telefone  fosse encontrar  uma estante repleta de livros.

Curiosa como sou por ali andei a colher mais informação sobre o projeto que passo explicar.

Estas micro bibliotecas ou como estão identificadas cabines de leitura são dinamizados pela Fundação PT em parceria com as autarquias. A PT reaproveita as cabines telefónicas antigas e estas têm como função fomentar a leitura principalmente junto dos mais novos estando por esse motivo colocadas em espaços de lazer, como os jardins por exemplo.

O conceito do projeto é muito simples e explicito “Levar, doar, ler, devolver” e funciona de uma forma mais simples ainda, o levantamento de um livro carece da entrega de outro, promovendo desta forma  o aumento do acervo e alguma rotatividade nos livros.

A informação sobre horários e regras de funcionamento são disponibilizadas na porta da cabine no entanto e  sem certezas penso  que o trabalho das cabines é assegurado por voluntários que procedem à manutenção e vigilância e que entre eles se organizam para abrir, acompanhar e  fechar as cabines .

Por último e a título de curiosidade descobri ainda que numa fase inicial e para arrancar com o projeto os livros nas cabines de leituras foram doados por editoras, e particulares sendo através deste últimos que o projeto pretende  crescer.

E a vossa cidade já tem uma cabine de leitura?

 

Nota: Se por ai alguém tiver mais informação deixe aqui nos comentários

 

 

20171209_113235.jpg