Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

31 de Agosto, 2020

Mobbing e o comportamento dominador

Give me 5 minutes

Hoje segunda feira  escrevo sobre um tema  cada vez mais presente nos postos/ locais de trabalho e que afeta grande parte da nossa população.

E do conhecimento geral que o comportamento dominador sempre existiu nos locais de trabalho quer por parte do superior hierárquico quer entre  colegas que dirigem comportamentos hostis a determinado colega .

E como tem inicio este comportamento?  Inicialmente existe uma relação de proximidade para se conhecer as fragilidades do individuo e a partir dai começa a manipulação, as ofensas a exigência de trabalho ou o deixa-lo sem trabalho, isolá-lo…tudo com o propósito concreto de conseguir que a vítima comece a desacreditar da sua própria competência.

Se por si só esta situação já é grave,  mais grave é quando a situação de mobbing é impulsionada por um elemento da equipa com formação na área e que sabe exatamente o que está a fazer.

Ainda que hoje em dia estas situações  possam ser denunciadas  ao  superior hierárquico, nos recursos humanos do serviço, na  Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT)…  a maioria das pessoas acaba sofrer em silêncio com medo de represálias e acaba por se automedicar. No entanto esta medicação não trata o problema, a pessoa não dorme, não se sente bem e sobrevive em sofrimento.

Como nem sempre é fácil para a vitima detetá-lo,  eis alguns dos sinais a que deve prestar atenção:

Amostras contínuas de desaprovação para uma determinada pessoas seja troca de olhares seja comentários entre o s outros colegas

Uso de  alcunhas.

Divulgação de rumores.

Atribuição de tarefas, sem nenhuma relevância.

Não falar com essa pessoa e negar até mesmo a saudação….

Todos estes comportamento acabam dando origem a  um isolamento social. Em muitos casos, a vítima  só se aperceber do que  está  a acontecer  quando  chega a este ponto.

Para os que estão a ser vitimas destas bestas quadradas que nada mais são do que criaturas com traços narcisistas muito acentuados  Com necessidade de admiração e com  intolerância perante as críticas, pessoas com pouca empatia e pouca tolerância à frustração, insatisfeitas com elas próprias e que atacam os outros com medo que as suas próprias inseguranças  e fragilidades sejam descobertas aqui vos deixo algumas dicas:

 

Acreditem em vocês e no vosso potencial lembrem-se que todos erramos e é normal, ( talvez estejam a errar porque vos foi escondida informação falarei sobre isto num próximo post ) Trabalhem a vossa auto-estima.

Na hora em que forem ofendidas,tem duas hipótese dependendo do agressor.

não se calem, porque o calar é visto pelo agressor como uma batalha ganha, respondam mas de forma irónica/ brincalhona nunca  de forma violenta porque irá recair alguma culpa em vocês;ou dependendo do que funciona melhor ignorem completamente.

Nunca lhe mostrem que as palavas ou atos vos afetam, vejam sempre  o lado positivo que o comportamento do agressor pode ter em vocês, por exemplo se for um colega   a empurrar o trabalho mais difícil para vocês melhor será porque a hierarquia é isso que vai valorizar, o funcionário que resolve as situações mais complexas…Se vos passarem trabalho  no final do dia  façam primeiro o vosso e peçam horas extras para fazer o que o colega não quis fazer… acreditem que este tipo de atitude não ira agradar ao agressor…

Evitem ficar dependentes da medicação, não vos resolve o problema...

Procurem tarefas relaxantes para fazer no final do dia ou procurem estar com pessoas que não sejam negativas, e que valorizem o vosso potencial.Tentem mante o foco para realizarem as tarefas na perfeição, Não será fácil mas esforcem—se por estar concentrados e ignorar o ambiente tóxico.

Se algum dos leitores tiver mais alguma sugestão por favor deixe aqui.

Ajude-me a Ajudar

Ps- lembrem-se que Mobbing é CRIME

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.