Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

O impacto do Não na nossa vida

É sabido que não agradamos a gregos e a troianos e por mais que façamos nunca vamos conseguir a gradar a todas as pessoas. Ceder sempre às solicitações dos outros é muitas vezes colocar as nossas coisas de lado.

O sim para os outros equivale quase sempre a um não para nós.

“Seu tempo é limitado, então não o desperdice vivendo a vida de outra pessoa… Não deixe o ruído da opinião dos outros abafar a sua voz interior.” —Steve Jobs

A frase de Steve Jobs mostra como efectivamente nos prejudicamos por causa dos outros. Quantos de nós não faltámos já ao ginásio, ou deixámos de ver um filme, ou cancelamos um passeio porque alguém nos pediu ajuda?

Muitos de nós com toda a certeza. E dai coloca-se a questão - Mas porque é que ajudamos os outros? Os motivos são vários, sendo que os que penso serem comuns à grande maioria é a necessidade que temos de agradar, ajudamos porque também gostamos de ser ajudados, ajudamos porque queremos ser simpáticos, ajudamos porque não queremos ser vistos como ati-sociais e por ai vai… e no fim o preço que pagamos por ajudar os outros reflecte-se no sacrificar a nossa vida, os nossos interesses e os nossos gostos…

É imperativo  mudar e começar a dizer NÃO.

Deixem de responder a tanta solicitação. Não desorganizem a vossa vida para organizarem a vida dos outros. Mas atenção não se estejam a justificar, digam simplesmente que já têm compromissos. Não têm que se sentir culpados lembrem-se que estão apenas a valorizar a vossa vida. Esta sim deve ser a vossa prioridade.

Não caiam na armadilha do “são só 5 minutos” porque todos sabemos que esses 5 minutos transformam-se em horas.

Memorizem a frase “percebo, mas não te posso ajudar”. E tenham-na sempre na ponta da língua. Defendam os vossos próprios interesses e prioridades.

Não quero com este texto dizer que não devemos ajudar os outros. Lógico que o devemos fazer, mas para nos protegermos devemos aplicar alguns filtros antes de o fazermos.

Fica o mote nunca priorizar as tarefas, interesses e vida dos outros.Aprenda a dizer NÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.