Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

Operação - Mesa de Natal

O Natal é uma festa religiosa festejada com a família e amigos. E como já estamos bem próximos, há que dar início aos preparativos da festa, e é nesta altura que nos surgem algumas dúvidas para a decoração da mesa.

Sendo uma festa que ocorre em casa em ambiente informal, não existe nenhum protocolo a seguir tornando a tarefa  bem mais fácil.

 

Para a preparação da mesa, convém préviamente escolher as cores, e se vocês tal como eu  forem tradicionalistas utilizam normalmente cores como o vermelho, o verde e o dourado. Mas para pessoas que não se identificam muito com estas cores existem  os azuis e prateados, prata e roxo / rosa ou os brancos que conferem à mesa uma decoração mais clean, devendo,  na minha opinião aos brancos ser acrescido  um ou outro detalhe num outro tom.

 

Escolhidas as cores há que escolher o resto dos elementos da mesa, como toalha, guardanapos, porta- guardanapos, loiças, copos, talheres…

Para toalha de mesa eu opto sempre por uma toalha branca, no entanto existem muitas no mercado desde vermelhas, verdes, pretas, douradas, etc, os guardanapos uso sempre os que  pertencem à toalha,  no entanto  vocês escolherão a toalha e os guardanapos que melhor resultarem com a vossa decoração. Na eventualidade de  a toalha não ter guardanapos podem sempre utilizar os de uma outra  brincando com as cores, ou utilizam de papel (já existem muitas variedades no mercado, lisos, estampados… que também resultam muito bem).

 

Depois de escolhida a toalha e para dar algum destaque aos lugares marcados na mesa e dar igualmente alguma harmonia, podem também podem utilizar jogos americanos ou marcadores de mesa (que podem encontrar em qualquer hipermercado ou loja de decoração). Eu utilizo sempre os marcadores de mesa, porque considero mais elegante.

A porcelana, bem como os talheres e copos devem combinar com a decoração da mesa podendo no entanto ser de cores diferentes basta que usem a vossa criatividade.

 

Escolhidas as cores e a loiça a usar, é importante acrescentar à mesa alguns detalhes, arranjos de flores e velas para mim são essenciais, devendo os arranjos de flores ser baixinhos para que exista contacto visual entre todas as pessoas sentadas. Para as velas, existem muitos suportes disponíveis no mercado, podem optar por castiçais ou pelos suportes mais baixinhos ou podem ainda utilizar copos virados ao contrário (vou deixar uma imagem no fim do post para verem).

 

Podem igualmente dispor na mesa objetos temáticos, como pinhas, fitas,miniaturas de pinheiros, bolas, miniaturas de pai natal ou outros que tenham em casa.

 

Para começarem já a organizar a festa e porque as imagens valem mais do que as palavras deixo-vos algumas sugestões de decoração de mesas que retirei do Pinterest.