Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

30 de Outubro, 2019

"Pedir os Santinhos" VS "Trick or Treat"

Give me 5 minutes

halloween.jpg

 

 

 

Eu ainda sou do tempo em que o dia 1 de Novembro era assinalado como dia de todos os Santos. Era o dia em que acordávamos de manhã  bem cedo  para ir pedir os "santinhos". Não sei se esta tradição é alentejana mas penso que também se faz em algumas zonas do país ainda que com outra designação. "Ir ao bolinho", " peditório pão de deus "... Mas para quem não  a conhece passo a explicar. Na manhã do dia 1 de Novembro, um grupo de crianças  (normalmente crianças que viviam no mesmo prédio reuniam-se e com as suas bolsas de pano iam tocando as campainhas dos vizinhos do bairro  e diziam " vimos pedir os santinhos". 

E perguntam vocês o que eram os santinhos? Era tudo aquilo que as pessoas pudessem oferecer, chocolates, castanhas, romãs, dinheiro, rebuçados... Essencialmente eram gulodices e dinheiro, nada mais. Este peditório tinha início pelas 9 da manhã e terminava pela hora do almoço (12 ou 13 Horas).

E que felizes ficávamos com as nossas conquistas. Hoje em dia com os " estrangeirismos adotou-se como nosso o Dito Halloween " as crianças e os adultos neste dia brincam ao Halloween algo  semelhante ao nosso dia de santos  tendo como diferenças :

  • No Halloween usam uma fantasia e nós íamos com a nossa roupa;
  • Começam o peditório durante a noite e nós iniciávamos de manhã;
  • O slogan também é diferente "trick or treat" - gostosuras ou travessuras, enquanto em Portugal era " dê-nos os santinhos" 
  • No peditório iam as crianças sozinhas, agora  e com o Halloween os adultos também participam;
  • Não decorávamos as casas, agora a casa é decorada de acordo com o tema e adultos e crianças usam máscaras neste dia…

E desse lado, há alguém que na sua infância ia pedir os santinhos ou são mais da vibe do Halloween?

E qual das tradições gostam mais a nossa ou a dos Estado Unidos da América?

2 comentários

Comentar post