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Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

07 de Setembro, 2018

Procrastinação loading...

Give me 5 minutes

Procrastinação é o nome dado a um dos grandes inimigos da produtividade. Mas o que é procrastinar?

Procrastinar é algo que todos nós fazemos uns mais outros menos. Muitas vezes, isto acontece quando temos que realizar uma determinada tarefa e ou enfrentar uma situação que nos causa desconforto, rejeição, medo ou preguiça. Adiamos e vamo-nos nos entretendo com atividades improdutivas que em nada nos aproximam do nosso objetivo.

Não que fazer atividades improdutivas seja mau, pelo contrário, muitas vezes é benéfico. O mau é que as fazemos conscientemente, para evitar a realização das atividades importantes e realmente necessárias.

Durante o tempo em que estamos a adiar estas tarefas a nossa inquietação e desconforto vão aumentando também.

É por isso que partilho algumas dicas para parar de procrastinar e aproveitar ao máximo o  nosso tempo.

  1. Aceitem o desconforto

Uma das razões pelas quais nós procrastinamos é porque inconscientemente rejeitamos o desconforto do dever que nos custa encarar. A Nossa mente revolta-se  e acabamos por realizar outra atividade mais apelativa. Portanto aceitem que haverá coisas que terão mesmo que fazer sendo confortáveis /agradáveis ou não. Quanto mais rapidamente as fizerem menos desconforto e ansiedade irão sentir.

  1. Definam prazos

Neste campo sejam realistas para que possam vê-los e cruzá-los fora da lista quando estiverem terminados. Quando não temos um prazo concreto para concluir uma atividade, esta atividade pode permanecer na nossa lista de tarefas até o infinito.

Estabelecer prazos ajuda-nos a trabalhar por objetivos e não fazer tudo de uma só vez  e se nos organizarmos bem, podemos ter uma vida mais tranquila e com menos stress.

  1. Elaborem um cronograma

Com um cronograma dificilmente pulamos as tarefas, existindo assim maior probabilidade de as realizarmos.

  1. Limpem a lista de atividades imediatas

Tudo o que possa ser feito agora (tipo em 2 minutos) façam logo, seja enviar um e-mail ou fazer uma anotação, guardar alguma loiça ou alguma roupa. Façam logo e não deixem para depois porque acabam por se esquecer e a sensação de atividade acabada é muito gratificante e motivadora para continuar com outras atividades, além de que economizam muito tempo a longo prazo.

  1. Aprendam a dizer Não

Assim ganham tempo e uma via sem aborrecimentos.

  1. Dividam as tarefas em subtarefas

Organizar por objetivos é uma boa prática, porque nos permite atingir gradualmente os nossos objetivos.

  1. Estabeleçam recompensas

Cada vez que terminarem uma subtarefa, mimem-se  com uma pequena recompensa préviamente estabelecida. Por exemplo comer algo que gostem, dar uma voltinha, ler um capítulo de um livro, ver TV por dez minutos, dançar cinco, dez minutos na internet enfim o que vos motivar .

  1. Estabeleçam um tempo para  descansar entre as tarefas

Uma boa ideia é cinquenta minutos de atividade e dez minutos de descanso.

A Nossa mente e o nosso corpo também precisam respirar e descansar, não podemos estar sujeitos a níveis contínuos de stress. Fazer pausas curtas permitirá renovar as energias e voltar ao caminho certo para alcançar um ótimo desempenho.

  1. Hora de descanso

Escolham pelo menos um dia para não fazer rigorosamente nada. O corpo e mente  agradecem

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