Procrastinação loading...
Procrastinação é o nome dado a um dos grandes inimigos da produtividade. Mas o que é procrastinar?
Procrastinar é algo que todos nós fazemos uns mais outros menos. Muitas vezes, isto acontece quando temos que realizar uma determinada tarefa e ou enfrentar uma situação que nos causa desconforto, rejeição, medo ou preguiça. Adiamos e vamo-nos nos entretendo com atividades improdutivas que em nada nos aproximam do nosso objetivo.
Não que fazer atividades improdutivas seja mau, pelo contrário, muitas vezes é benéfico. O mau é que as fazemos conscientemente, para evitar a realização das atividades importantes e realmente necessárias.
Durante o tempo em que estamos a adiar estas tarefas a nossa inquietação e desconforto vão aumentando também.
É por isso que partilho algumas dicas para parar de procrastinar e aproveitar ao máximo o nosso tempo.
- Aceitem o desconforto
Uma das razões pelas quais nós procrastinamos é porque inconscientemente rejeitamos o desconforto do dever que nos custa encarar. A Nossa mente revolta-se e acabamos por realizar outra atividade mais apelativa. Portanto aceitem que haverá coisas que terão mesmo que fazer sendo confortáveis /agradáveis ou não. Quanto mais rapidamente as fizerem menos desconforto e ansiedade irão sentir.
- Definam prazos
Neste campo sejam realistas para que possam vê-los e cruzá-los fora da lista quando estiverem terminados. Quando não temos um prazo concreto para concluir uma atividade, esta atividade pode permanecer na nossa lista de tarefas até o infinito.
Estabelecer prazos ajuda-nos a trabalhar por objetivos e não fazer tudo de uma só vez e se nos organizarmos bem, podemos ter uma vida mais tranquila e com menos stress.
- Elaborem um cronograma
Com um cronograma dificilmente pulamos as tarefas, existindo assim maior probabilidade de as realizarmos.
- Limpem a lista de atividades imediatas
Tudo o que possa ser feito agora (tipo em 2 minutos) façam logo, seja enviar um e-mail ou fazer uma anotação, guardar alguma loiça ou alguma roupa. Façam logo e não deixem para depois porque acabam por se esquecer e a sensação de atividade acabada é muito gratificante e motivadora para continuar com outras atividades, além de que economizam muito tempo a longo prazo.
- Aprendam a dizer Não
Assim ganham tempo e uma via sem aborrecimentos.
- Dividam as tarefas em subtarefas
Organizar por objetivos é uma boa prática, porque nos permite atingir gradualmente os nossos objetivos.
- Estabeleçam recompensas
Cada vez que terminarem uma subtarefa, mimem-se com uma pequena recompensa préviamente estabelecida. Por exemplo comer algo que gostem, dar uma voltinha, ler um capítulo de um livro, ver TV por dez minutos, dançar cinco, dez minutos na internet enfim o que vos motivar .
- Estabeleçam um tempo para descansar entre as tarefas
Uma boa ideia é cinquenta minutos de atividade e dez minutos de descanso.
A Nossa mente e o nosso corpo também precisam respirar e descansar, não podemos estar sujeitos a níveis contínuos de stress. Fazer pausas curtas permitirá renovar as energias e voltar ao caminho certo para alcançar um ótimo desempenho.
- Hora de descanso
Escolham pelo menos um dia para não fazer rigorosamente nada. O corpo e mente agradecem
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