Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

Somos o que comemos

A frase “somos o que comemos” vem reforçar os efeitos das escolhas que fazemos e que se vão refletir na nossa saúde.

À semelhança das escolhas que fazemos na nossa vida profissional, social… também as escolhas alimentares tem consequências boas ou menos boas na nossa vida.

Muito se diz sobre o que podemos ou não podemos comer. Como gosto de comer penso que será importante comer um pouco de tudo desde que o façamos com equilíbrio e moderação.

Sou contra as dietas milagrosas que além de entupirem as pessoas com “medicamentos” as privam de quase tudo.

Não sou nutricionista mas acredito que a alimentação correta, se consegue através de escolhas bem-feitas que devem incluir hidratos de carbono, proteínas e gorduras, deve ser também rica em vitaminas e minerais, e feita em quantidades adequadas.

Aliada a uma alimentação correta convém praticar alguma atividade física e só assim conseguimos alguns benefícios para a saúde.

Se muitos dizem que não é fácil fazer uma alimentação correta e saudável e que não têm tempo para ir ao ginásio deixo-vos algumas dicas:

Lembrem-se que o exercício não tem que ser feito necessariamente no ginásio. Podem faze-lo diariamente mudando os vossos hábitos, por exemplo, substituam o elevador pelas escadas, deixem o carro um pouco mais longe, ou se usam transportes públicos, saiam na paragem anterior à vossa. Outra sugestão e já que muitas pessoas almoçam no local de trabalho acabam por ter um tempinho extra na hora do almoço que podem usar para fazer um pequeno passeio.

Relativamente à alimentação,  no caso dos lanches optem por fruta ou iogurtes, e nas refeições principais, iniciem com a sopa e  para segundo prato preparem por exemplo uma salada com frango ou salada com atum, ou uma massa... Façam refeições mais leves.  Se ainda assim sentirem fome, juntem batata-doce ou arroz . Saciam e  são boas opções de acompanhamento.

Quanto ao  pequeno-almoço a refeição mais importante e que muitas pessoas falham,  eu não prescindo do meu pão integral barrado com queijo ou manteiga (e sim um pouco de manteiga por dia não mata ninguém) mas podem comer fruta, cereais, um pão com doce, ou apenas um iogurte. O importante é  ingerir alguma coisa porque o nosso organismo ficou um longo periodo em jejum.

Para ser mais fácil fazerem as vossas escolhas optem por produtos naturais (saladas, legumes, cereais integrais, frutas, carnes brancas de preferência leites e ovos) e minimizem o consumo de produtos industrializados ( bolachas, refeições Pré-feitas…)

O importante é fazer uma reeducação alimentar.

Acreditem que só é difícil no início e lembrem-se que Boas resoluções sobre o que comer promovem a qualidade de vida e reduzem o risco de determinadas doenças. 

Eu pratico desporto e tenho uma alimentação cuidada e vocês ?

Com qual imagem se identificam?

 

somos-comemos-foto-56.jpg

Imagem retirada da net