Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

Sozinho na multidão

Com a corrida diária e com a Internet acabamos por nos ir afastando das pessoas porque temos cada vez menos tempo para estar com amigos e familiares o que nos está a levar para uma vida solitária.

Esta solidão não é necessariamente caracterizada pela ausência de pessoas por perto, é uma solidão acompanhada, ou seja, estamos rodeados de pessoas (no emprego, nos transportes públicos, nos restaurantes) mas continuamos sozinhos, falo da solidão/ isolamento moral.

Este sentimento que causa uma grande desconforto e insegurança a quem o sente pode e deve ser alterado.

Pensando um pouco e olhando para a rotina de muitas pessoas conseguimos perceber o que estão a fazer errado.

Senão vejamos:

  1. Pessoas com baixa auto-estima, acham que são desinteressantes, e que ninguém gosta delas, então em vez de combaterem esse sentimento isolam-se. Para superar este sentimento sugiro que se foquem em alguma coisa que realmente gostem quer  seja dança, ginástica, clube de leitura, algo que vos dê prazer e confiança e integrem um grupo que partilhe do mesmo gosto. Não fiquem sozinhos  façam algo em grupo.
  2. È importante reconhecer que todos temos pensamentos negativos. O truque consiste em afasta-los. E podemos fazê-lo pensando nas coisas boas que temos. Lembrem-se que todos temos defeitos e qualidades.Afinal somos seres humanos.
  3. Mudem os vossos hábitos. Em vez de se isolarem, saiam com os amigos, vão ao cinema, passeiem, peguem num livro e vão ler para o jardim… o importante é sair de casa, contactar com outras pessoas, seja o vizinho que está a passear o cão, seja a senhora que está na caixa do supermercado, permitam-se conversar com outras pessoas. Estes pequenos hábitos vão ajuda-los a afastar aqueles pensamentos negativos.
  4. Sorriam , o sorriso é uma das ferramenta que mais portas abre .
  5. Não sejam muito exigentes convosco. Todos gostamos de agradar mas tudo com peso e medida. Não se anulem para agradar a terceiros.
  6. Adotem um animal. Este será certamente um companheiro que irá ajudar a combater a solidão e os pensamentos negativos.
  7. Estimulem a vossa curiosidade, leiam e pesquisem sobre temas que gostem e discutam-nos com amigos. Esta troca de ideias é saudável e fará com que as pessoas vos procurem para debater mais temas.
  8. Aceitem-se como são e não acreditem em todas as coisas que são publicadas nas redes sociais. Todos temos dias bons e dias menos bons. Ninguém tem dias bons todos os dias. Aprendam a lidar com a vossa realidade. Se as redes sociais vos causam ansiedade, desliguem…
  9. Se não gostam muito de sair, organizem jantares em casa. Nada melhor do que receber amigos.
  10. Façam novas amizades, permitam a entrada de uma lufada de ar fresco na nossa vida, pessoas com vivências novas, estilo de vida diferente, gostos diferentes…

Têm mais alguma sugestão para  acrescentar a esta pequena lista ?

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.