Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Give me 5 minutes

Give me 5 minutes

27 de Outubro, 2019

Sugestão para gerir o tempo

Give me 5 minutes

relogio.jpg

Imagem retirada da Net

Penso que sucede a todos, é cada vez mais complicado organizar a nossa vida, e muitas vezes parece que as 24 horas não são suficientes para realizar todas as nossas tarefas.

Este tipo de comportamento em que queremos fazer tudo nessas 24 horas (que serão 18 horas para aqueles que tal como eu dormem pouco) acaba por nos causar alguma ansiedade que sem nos apercebermos nos prejudica física e mentalmente.

Ora eu que sempre fui o tipo de pessoa que gostava e gosto de programar o meu dia deparei-me muitas vezes com imprevistos profissionais que consequentemente me impediam de cumprir as tarefas que tinha programado. Como não gosto de deixar para amanhã muitas vezes para as terminar abdicava do meu descanso.

Obviamente que isso se refletiu na minha saúde, por isso de uns tempos a esta parte procurei outras formas de gerir o meu tempo e aproveita-lo da melhor forma. Outra coisa que também aprendi foi a delegar tarefas.

Gerir o tempo já percebemos que é algo pessoal porque cada pessoa tem a sua vida, os seus horários, as suas obrigações os seus hobbies, logo não existe nenhum manual que sirva para todos. O importante aqui é que cada um de nós se organize para conseguir fazer tudo aquilo que precisa ser feito e também fazer aquilo de que gosta.

E sabido que uma das coisas que hoje em dia ocupa muito do tempo das pessoas são as redes sociais. E reparem não sou contra, inclusive também as uso, são otimas ferramentas mas faço um uso controlado das mesmas. Não perco horas a navegar por lá. Esse tempo ocupo com outras atividades que me dão mais prazer, como ler, ir ao ginásio, ir ao cinema, testar receitas novas, organizar a casa, estar com amigos...

Obviamente que este é o meu estilo de vida e cada um terá o seu.

Eu para  me organizar optei por criar listas (antes em papel e hoje em dia no telemóvel) porque me facilita  bastante na gestão do meu tempo.

  • Diariamente, (normalmente na véspera) anoto tudo o que preciso ou quero fazer no dia seguinte, por exemplo, arrumar alguma gaveta que está mais desorganizada, arranjar alguma peça de roupa que precisa de tratamento (seja tirar uma nódoa ou cozer um botão) …. Comprar alguma coisa urgente do supermercado, pagar alguma conta que tenha chegado, responder algum e-mail urgente e por ai vai… Uso esta ferramenta quer a nível pessoal como a nível profissional.
  • Outra coisa que reaprendi é ter algum tempo só para mim e durante esse tempo faço algumas das coisas que mais gosto (durante muito tempo estive focada só no trabalho e tarefas de casa e esqueci-me de mim – NUNCA FAÇAM ISSO - o tempo que dedicam a vocês mesmos é o que vos equilibra e o que vos fortalece).
  • E igualmente importante perceber que as multi-tarefas não resultam e que não somos super-homens nem super-mulheres, não temos que fazer tudo no mesmo dia e devem fazer-se pausas regulares (esta ainda não consigo, acho que vou colocar alarme no telemóvel para me alertar para a pausa).
  • Calendarizem tempo para os amigos, seja para falar ao telefone, caso não seja possível estarem pessoalmente, mas incluam isso na vossa lista. É necessário este convívio com os amigos.
  • Aprendam a gerir as tarefas e a rentabilizar o vosso tempo. Não vivam sob pressão mas não acumulem tarefas, isto terá o efeito bola de neve que só irá provocar ansiedade. Quando não conseguem fazer tudo o que esta na lista, reajustem a lista nos dias seguintes para conseguirem ter tudo organizado.
  • Aproveitem o vosso tempo com coisas úteis, invistam em vocês.
  • Aprendam a dizer NÂO. Eu sou tipo de pessoa que gosto de ajudar sempre que me pedem e gosto que as pessoas possam contar comigo mas já aprendi que tenho que dizer não a muitos pedidos.
  • Priorizem as tarefas, resolvam-nas pela importância e urgência de cada uma. 

Estas são algumas dicas, existirão muitas mais. Vão testando as várias formas de gerir o vosso tempo e vejam o que melhor se adapta à vossa rotina e ao vosso estilo de vida, mas não se esqueçam que na calendarização do vosso dia deverão incluir:

1 – Vida profissional;

2 – Vida pessoal que deve abranger a família, amigos e um tempo só vosso.

Boa Gestão de Tempo  e sintam-se em casa para partilhar a vossa experiência

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.