Trilho da Barca D’ Amieira - Um Trilho de Encantar
Nesta fase em que começamos lentamente a voltar á ”normalidade” gostaria de vos deixar uma sugestão para uma escapadinha de Fim de Semana.
O que vos sugiro é um percurso pedestre pelo Trilho da Barca d’Amieira – Passadiços de Nisa (PR11) Miradouro Transparente do Tejo - Skywalk e Ponte Suspensa.
O Trilho situado nas margens do rio Tejo, no Concelho de Nisa abriu ao público em Abril de 2021 e oferece ao visitante uma experiência única, com aproximadamente 3.6 Km
Para quem entra pela barragem do Fratel, começa por visitar o Miradouro transparente Skywalk com vista para a barragem e para o rio. Saíndo do miradouro transparente e seguindo pelos passadiços passa por mais dois miradouros de madeira onde poderá disfrutar da paisagem e das aves que por ali se avistam.
Continuando o trajeto irá encontrar os baloiços e árvore lilás, onde poderá regressar á infância e balouçar com o tejo no horizonte. Subindo as escadas juntos aos 2 baloiços entram no jardim de Éden onde irão encontrar mais um espaço para descansar e apreciar a paisagem.
Descendo e depois de passarem novamente os baloiços surge á vossa frente a ponte pedonal suspensa sobre a Ribeira de Figueiró.
Passando a ponte chega ao módulo de birdwatching onde poderá descansar, observar as aves, o rio, a paisagem e eventualmente uma locomotiva. Continuando nos passadiços, vamos ao encontro do trilho de Jans.
Neste trilho podem ver e caminhar pelo histórico muro de sirga e ir descobrindo a longo do trilho diversos elementos pictóricos da flora e da fauna de grandes dimensões como o índio, o gato, a garça-real, a raposa,… podem também descansar na casa da árvore e contemplar a Foz do Rio Ocreza a ponte férrea, e ouvir os peixes a saltar na água.
A vantagem deste trilho é que podem fazer só a parte dos passadiços ou só a parte do trilho de jans ou podem fazer o percurso todo dependendo da vossa condição física.
O percurso dos passadiços é mais fácil e mais curto, o percurso do trilho de jans tem alguma dificuldade porque o pavimento é irregular e estreito em alguns locais.
Dicas para a visita:
Não fazer a visita em dias muito quentes, porque existem poucas sombras e esta zona é muito quente e seca;
Levar água e comida, porque não existe nenhum café ou supermercado perto;
Levar chapéu, protetor solar, calçado confortável e máquina fotográfica ou telemóvel para registarem momentos inesquecíveis e paisagens maravilhosas
Levar máscara,ainda que seja ao ar livre existem zonas em que a passagem é estreita
Estacionamento existe na entrada dos dois trilho sendo que no trilho de jans existem mais lugares e existe também um parque de merendas.
O que não vi na altura em que visitei foram casas de banho, não sei se tem ou não.
Ao longo do trilho dos passadiços também encontram muitos caixotes de lixo.
Deixo-vos aqui o video promocional e se tiverem alguma dúvida deixem aqui a vossa questão que tentarei responder